Para evitar a perda de tempo e garantir agilidade na montagem de Planos APPCC você precisa entender como implantar o sistema de forma eficaz e garantir o comprometimento do time responsável.
Como já sabemos, o sistema de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle – APPCC – (ou Hazard Analysis and Critical Control Points – HACCP) é essencial para garantir a segurança dos alimentos, isto porque, o sistema APPCC se baseia na mentalidade de prevenir, eliminar ou manter em níveis aceitáveis os perigos a segurança de alimentos através de análises de riscos, possibilitando o preparo da equipe para tomadas de decisões mais ágeis e assertivas.
Todavia, a implementação e manutenção dos planos é bastante complexa e requer profissionais capacitados e extremamente comprometidos. Para te ajudar nessa missão, listamos algumas dicas que podem ser muito úteis nesse sentido.
Acompanhe:
Antes de qualquer coisa, é fundamental entender que cada organização possui suas particularidades, portanto, é necessário entender a fundo sua realidade.
O Plano APPCC de um produto é único, ou seja, dentro de uma única empresa, deve existir um Plano APPCC específico para cada um de seus produtos. Nesse sentido, deve ser levado em conta fatores como:
É fundamental a elaboração de um planejamento, contendo todos os processos envolvidos na fabricação do alimento. Isso porque essas informações serão as direcionadoras para a identificação de possíveis perigos aos quais os alimentos serão expostos durante o processo.
É de extrema importância que haja um time focado e capacitado na montagem dos Planos APPCC. Afinal, como dito anteriormente, trata-se de um processo bastante complexo e que requer atenção aos pequenos detalhes.
Um “mínimo” deslize pode interferir na eficácia de todo o fluxo. E, mais do que isso, gerar riscos à segurança dos alimentos.
Portanto, treinamentos e capacitações específicas devem ser disponibilizadas aos profissionais da ESA (Equipe de Segurança dos Alimentos).
O sistema APPCC baseia-se em 7 princípios que devem ser seguidos, até mesmo para facilitar e maximizar os resultados obtidos. São eles:
Quando o assunto é segurança dos alimentos, todo cuidado é pouco!
Na gestão da qualidade sempre falamos sobre a importância de acompanhar resultados, monitorar e estar preparado para tomar as providências cabíveis, não é mesmo?
Agora pense que quando falamos em segurança dos alimentos, uma mínima falha/erro pode não só gerar custos, não conformidades e/ou um “pequeno tumulto”, trata-se da saúde e segurança das pessoas. Deixar chegar à mesa do consumidor um alimento que tenha a mínima chance de possuir quaisquer tipos de contaminação é inadmissível.
Portanto, acompanhar todo o processo com cautela, não é apenas uma estratégia para aumentar a produtividade, reduzir custos e passar longe de não conformidades.
O monitoramento na indústria de alimentos é uma demonstração de responsabilidade e compromisso com a saúde e bem-estar do consumidor.
Atualmente, muitas organizações realizam a montagem dos fluxogramas de maneira manual, utilizando Excel ou até mesmo o Word.
Todavia, tendo em vista que potencializar a produtividade da equipe é uma necessidade no cenário competitivo ao qual nos encontramos, investir em uma ferramenta que automatize esse processo gera grandes benefícios.
O Diretor da Innovates Consultoria, Marcos Custódio afirma:
“O mundo atual se tornou muito complexo para acreditar que vamos continuar gerenciando Planos APPCC no Excel.”
Com um software para montagem de planos APPCC, ganha-se em tempo, já que uma boa ferramenta conta com funções que eliminam retrabalhos, como por exemplo:
Dentre outras funções que melhoram a eficácia e confiabilidade dos fluxos. Além de diminuir consideravelmente o tempo de elaboração dos Planos.
Se você quiser conhecer o Software Qualis 22 e todos os benefícios de automatizar a montagem de Planos APPCC, clique aqui!
Não se esqueça de se inscrever em nossa Newsletter para ficar por dentro de conteúdos exclusivos sobre gestão. Se inscreva aqui!