Qualidade é dar o melhor de si naquilo que se propõe a fazer. É não ter medo de investir em recursos com a finalidade de aprimorar os resultados, seja de produtos ou serviços. A qualidade que buscamos ter em nossa vida, é a mesma que devemos entregar para as pessoas.
É por isso que é tão importante que os líderes (tanto a alta direção, como líderes setoriais), devem ser os primeiros a se envolver com o propósito da organização, somente assim será possível envolver todo o time, a ponto de ter uma equipe alinhada, produtiva e que entrega resultados satisfatórios.
Qual a função da gestão da qualidade nesse sentido?
Quando falamos sobre a importância da gestão da qualidade nas empresas, trata-se disso. Trata-se preocupar-se com cada detalhe, cada etapa e cada processo, buscando entregar um produto/serviço que seja perfeito.
Trata-se de olhar com atenção tudo aquilo que pode ser melhorado. Isso nos faz enxergar mais longe, nos permite antecipar desejos e superar expectativas. Sobretudo, nos leva para mais perto dos consumidores, faz com que eles se sintam importantes.
Dessa forma, cria-se um relacionamento saudável entre a marca e o cliente, o que faz com que ele se sinta seguro para fazer novos negócios com a marca.
Todos na organização devem saber o que é qualidade e estar envolvidos com o sistema de gestão. Isso só é possível em um ambiente onde há interação, harmonia, planejamento e foco. Porém, para que essa mentalidade esteja presente, é necessário quebrar barreiras. Quebrar as barreiras do medo de investir, de inovar, de mudar. Quebrar as barreiras que existe entre os setores e transformá-los em uma equipe, onde todos pensam juntos e tem um objetivo comum.
“A qualidade é a perseguição às necessidades dos clientes e homogeneidade dos resultados do processo. A qualidade deve visar às necessidades do usuário, presentes e futuras. ” -William Edwards Deming
O que preciso para colocar as práticas necessárias em ação?
Bom, antes de qualquer coisa é necessário ter um propósito bem definido e entender detalhadamente qual problema a sua solução resolve. A partir daí, um planejamento completo e objetivo deve ser desenvolvido, esse planejamento deve estar alinhado ao propósito e ser realista, de acordo com os recursos disponíveis.
O último passo talvez seja o mais trabalhoso: colocar em ação. Para que tudo saia como o planejado, e ao mesmo tempo, haja melhoria contínua e identificação de possíveis correções no processo, a equipe deve estar totalmente engajada. Quando digo engajada, isso envolve tantos as metas e objetivos, como também a comunicação e colaboração entre todos.
Não podemos esquecer também, de elaborar processos e procedimentos para que haja maior assertividade nas atividades e facilidade de monitoramento de indicadores. Com processos padronizados a equipe ganha em produtividade, qualidade, e ainda, reduz custos.
A qualidade, sobretudo, consiste em desempenhar as atividades com atenção e comprometimento. Buscando sempre entregar aquilo que gostaríamos de receber.
Quer receber notificações sobre novos artigos? Assine a nossa Newsletter clicando aqui!