fbpx

A QUALIDADE É O REFLEXO DO TRABALHO EM EQUIPE

A QUALIDADE É O REFLEXO DO TRABALHO EM EQUIPE

A qualidade é o reflexo do trabalho em equipe

A qualidade é o reflexo do trabalho em equipe e tudo começa no sistema de gestão. Podemos dizer que o SGQ é um ponto chave na busca pelo sucesso. Logo, é fundamental ter um sistema de gestão da qualidade eficaz e unificado.

Claro que toda a empresa deve ter seus setores e profissionais especializados para cada função. Entretanto, é necessário ter em mente que todos são responsáveis pelo sucesso ou fracasso da Organização.

Portanto, todos devem estar inteirados e envolvidos em tudo o que acontece internamente e em uma busca de um propósito em comum.

Porque é importante ter uma equipe integrada e engajada com a qualidade?

Antes de mais nada, os colaboradores precisam entender que independente das divisões de setores, uma ação depende da outra. Ou seja, se por exemplo, ocorrer uma falha em determinado ponto de um processo, todos estão sujeitos a ser prejudicados.

Logo, uma equipe unida e integrada consegue ter mais jogo de cintura na resolução de problemas, além de capacitação para ligar com as adversidades, por possuir uma visão ampla do negócio.

Nesse sentido, percebemos que estar munido de informação é essencial tanto para correção de erros, como também para garantir a melhoria contínua e identificar oportunidades.

O fato é que é muito mais fácil antecipar-se diante de situações que fogem ao padrão quando você está previamente preparado, do que quando é pego de surpresa.

Contudo, para isso é preciso saber o contexto em que a empresa se encontra e quais são os possíveis deslizes que podem prejudicar os processos, ou até mesmo a qualidade final do produto/serviço.

Dicas para manter o seu time comprometido e integrado

Para manter o seu time comprometido com os resultados e alimentar o espírito de equipe, inclua essas práticas na sua gestão:

  • Liderança que inspira – Mantenha-se lado a lado à equipe, os incentivando e cobrando na medida certa;
  • Promova treinamentos periódicos – Conforme necessidade, o importante é manter todos atualizados e incentivar a evolução do time;
  • Direcione os responsáveis pelas atividades e planos de ação, porém sempre mantendo todos atualizados e informados sobre o que ocorre nos mais diversos setores;
  • Comunicação eficaz – o líder deve comunicar com clareza as metas e objetivos. Além disso, é essencial haver uma boa comunicação entre os departamentos;
  • Demonstre constantemente a importância de cada um nos resultados da empresa;
  • Defina prazos, metas e objetivos, e invista em constantes melhorias nos processos;
  • Invista em tecnologias – por exemplo, um software de gestão da qualidade tem a função de gerenciar os processos, além de facilitar a comunicação por meio da gestão de documentos, indicadores, etc.
  • Dissemine a política da qualidade.

Em resumo, é essencial o comprometimento geral com a gestão. Afinal, cada simples processo é crucial para alcançar os objetivos desejados e manter a conformidade dos processos.

Uma equipe preparada, envolvida e disposta a entregar os melhores resultados é o ponto chave para uma Organização se tornar competitiva e se destacar por meio de sua qualidade.

Por isso, lembre-se sempre: os colaboradores são os nossos primeiros clientes. Logo, se eles não compram a ideia da empresa, dificilmente irão vendê-la.

Benefícios de incentivar do trabalho em equipe

Dentre os principais benefícios, podemos citar:

  • Capacitação dos colaboradores – através de treinamentos e trocas de conhecimento;
  • Melhoria nos resultados obtidos e maior facilidade na identificação de oportunidades;
  • Agilidade para lidar com adversidades, riscos e não conformidades;
  • Organização e direcionamento das atividades;
  • Confiança, integração e união entre o time das mais diversas áreas da Organização;
  • Desenvolvimento profissional e pessoal dos colaboradores, etc.

Em síntese, vemos que não se deve medir esforços para envolver os colaboradores. Nesse sentido, é preciso incentivar a troca de ideias entre todos os envolvidos.

Além de investir em um ambiente de trabalho agradável e sempre deixar claro que cada um é igualmente importante na busca pela qualidade e que cada etapa deve ser realizada com todo cuidado e atenção.

Por fim, podemos dizer que o grande segredo do sucesso é despertar a criatividade, o senso de equipe e o desejo de ser sempre melhor nos colaboradores. É assim que pequenas atitudes geram grandes resultados, e é assim que pequenas empresas se tornam grandes potências.

Quer receber notificações sobre novos artigos? Assine a nossa Newsletter clicando aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *