fbpx

10 PASSOS PARA SER UM BOM PROFISSIONAL DA QUALIDADE

10 PASSOS PARA SER UM BOM PROFISSIONAL DA QUALIDADE

10 PASSOS PARA SER UM BOM PROFISSIONAL DA QUALIDADE

Bom, como tudo na vida atuar com maestria, não só como profissional da qualidade, mas em qualquer profissão, possui diversos desafios a ser enfrentados.

Entretanto, com compromisso, dedicação e amor ao que faz, aos poucos desenvolvemos as habilidades necessárias para ser o melhor naquilo que fazemos, não é mesmo?

Contudo, hoje estamos aqui para falar diretamente com você que é o precursor da qualidade no ambiente onde atua!

Nesse sentido, se você tem dúvidas sobre como ser um bom profissional da qualidade instaurar uma gestão eficaz, ou simplesmente não sabe ao certo como realizar suas atividades com excelência e se aprimorar cada vez mais na sua profissão, esse texto é para você.

Veja agora 10 passos para ser um bom profissional da qualidade:

Ter atitude positiva

Antes de mais nada, quando falamos em gestão da qualidade, estamos falando em envolver todo o time, dos mais diversos setores na cultura organizacional. Muitas vezes, a primeira dificuldade encontrada neste caminho, é devido a falta de interesse por parte da maioria em seguir padrões, processos, normas, etc.

Portanto, comece esta jornada praticando atitudes positivas.

Afinal, pensar, agir e transparecer positividade e otimismo, é um ótimo ponto de partida para convencer os envolvidos de que seguir padrões e desenvolver as atividades com excelência não só otimiza os resultados da empresa, como também gera diversas melhorias ao ambiente organizacional.

Ter organização

Como envolver um time que, a princípio, se mostra desinteressado, sem ter uma direção concreta a ser seguida? Por outro lado, como ter direção sem metas e objetivos?

Profissionais organizados e bem direcionados, tendem a reduzir riscos e corrigir falhas com mais agilidade. Bem como, otimizar os processos e entregar produtos com padrão de qualidade elevado.

Portanto, invista em um bom planejamento, conte com metas bem definidas e instaure a organização interna, para que haja agilidade e priorização das atividades diárias.

Buscar a melhoria contínua

Sistema de gestão da qualidade tem que ter mentalidade de melhoria contínua!

Afinal, nada é tão bom que não possa melhorar. Além disso, as mudanças do cenário, consumidor, tecnologia, etc., exige a constante evolução do SGQ.

Portanto, é fundamental estar sempre em busca de melhorias e nunca se acomodar, por melhor que as coisas estejam. Isso se chama: ANTECIPAÇÃO.

Buscar integração entre os setores

A integração é um ponto essencial para obter qualidade, é muito importante estar sempre em contato com os outros setores, instigando a comunicação, a troca de ideias e informações.

Ter espírito de liderança

É essencial envolver as pessoas na cultura organizacional. Para isso, dê o melhor de si e busque ter proximidade e empatia com a sua equipe.

Um bom líder caminha lado a lado dos seus “liderados”, logo, seja na derrota ou na vitória, todos sempre estarão em busca de um mesmo propósito.

Monitorar, medir e analisar os processos

Como saber se os esforços do time estão gerando os resultados almejados? Não existe outro caminho, senão, monitorar, medir e analisar cada etapa do processo com cuidado e atenção.

Ah! E é claro, documentar tudo! Não há maneiras de obter melhorias, sem acompanhar cada passo.

Implementar as ações necessárias com agilidade

Nesta etapa, podemos notar a importância da antecipação que falamos anteriormente. Dessa forma, os profissionais agem de maneira mais ágil e eficaz diante de adversidades.

Quando falhas são detectadas, é necessário buscar a solução e implantá-la de forma rápida e buscando agir em sua causa raiz. Assim, evita-se a repetição do erro, bem como, o descontentamento do consumidor.

Buscar economia de tempo e custos

A economia de tempo e custos é essencial para garantir a otimização de recursos, além de se colocar a frente dos concorrentes. Por isso, sempre opte por métodos e caminhos que gerem os melhores resultados, porém, da forma mais ágil possível.

Buscar o aumento da produtividade

Sabe aquele famoso “deixa para depois”? Gera procrastinação, trabalhos mal executados, rotina bagunçada, produtividade em baixa e falta de estímulo para executar as tarefas.

O segredo para maximizar a produtividade é adotar o hábito da organização e priorização de tarefas.

Praticar e disseminar essa ideia para a equipe potencializa a produtividade no ambiente corporativo, o que é fundamental se você busca a excelência do sistema de gestão.

Manter o foco no cliente

O cliente está no comando. Portanto, se ele solicita algo, o ideal é atendê-lo da melhor forma e o mais rápido possível, para que o seu concorrente não o faça primeiro.

Desde simples customizações até mudanças drásticas, devem ser analisadas cuidadosamente, e caso não possa atender as demandas do cliente, explique e tente encontrar uma solução alternativa.

Porém nunca, eu disse nunca, deixe o seu cliente e/ou potencial cliente na mão, combinado? O consumidor gosta de marcas que se mostram preocupadas em atender e satisfazer as suas necessidades com agilidade, empatia e qualidade.

Lembre-se sempre: Os pequenos detalhes são essenciais na busca pela qualidade.

Partiu seguir estes 10 passos e se tornar um profissional exponencial? Espero poder ter lhe ajudado e conte sempre conosco para o que precisar!

Ah! Você já assinou a nossa Newsletter? Se quiser receber notificações sobre novos conteúdos, clica aqui e se inscreve tá?

Beijos e até o próximo conteúdo :*

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *